Notícias : Mostrar

NAÇÃO NORDESTINA EM FESTA

terça-feira, 13 de junho de 2017.

Por Marina Machuca - Guia do Turista

A música, a comida típica e as clássicas danças e jogos fazem das festas juninas um programa para toda a família. No Nordeste, a tradição é ainda mais forte, já que a região foi o berço das festividades no Brasil. As comemorações nordestinas são consideradas as mais animadas do país e têm cada vez mais atraído turistas para apreciar suas tradições.



Conheça algumas das melhores festas de São João do Nordeste!

CARUARU – PERNAMBUCO: A festas juninas no município pernambucano são famosas pela marcante decoração multicolorida das palhoças e pelo ritmo do forró pé de serra. As quadrilhas movimentam centenas de pessoas e já são marcas registradas no município. Nessa época do ano, centenas de turistas se deslocam para o Nordeste para festejar o São João em Caruaru.

ARACAJU – SERGIPE: Fogueiras, fogos de artifício e o ritmo do baião são as marcas das festas juninas na capital de Sergipe. O famoso Arraiá do Povo se espalha pelas ruas e invade pousadas e restaurantes. As festividades se espalham por todo o estado, fazendo de Sergipe um dos melhores destinos para celebrar o São João.

SALVADOR – BAHIA: A capital da Bahia se destaca por ser a cidade com as maiores festas juninas do Brasil. Durante todo o mês de junho as fogueiras e bandeirinhas coloridas podem ser vistas em todos os cantos de Salvador. As apresentações das quadrilhas populares acontecem no Pelourinho e atraem centenas de turistas e moradores para dançar ao som do forró.

CAMPINA GRANDE – PARAÍBA: Considerada “A Maior Festa Junina do Mundo”, a festividade no município de Campina Grande acontece durante todo o mês de junho. As quadrilhas, os tocadores de sanfona e apresentações de artistas regionais atraem turistas do Brasil inteiro. As festas acontecem no Parque do Povo, um espaço com 42 mil metros quadrados e que recebe mais de 300 barracas de comidas e bebidas típicas.

SÃO LUÍS – MARANHÃO: As festividades da época em São Luís são marcadas pelas apresentações do bumba-meu-boi, que geralmente acontecem em praças no centro da cidade. O famoso Balcão do Forró, um espaço onde os trios se apresentam, e os tradicionais quitutes como mingau de milho e arroz de cuxá são as marcas registradas do São João em São Luís.

MOSSORÓ – RIO GRANDE DO NORTE: A cidade é famosa por ter expulsado o bando de Lampião há 80 anos e, durante as festividades juninas, acontece a encenação da resistência dos moradores: a famosa Chuva de Bala no País de Mossoró. A comida típica e as apresentações de grandes artistas da música nacional também fazem de Mossoró uma das cidades com a mais animada celebração de São João.

Veja como preparar algumas comidas típicas, aqui:
https://www.obaoba.com.br/variedades/noticia/receitas-para-festa-junina

Fonte:
http://www.guiadoturista.com.br/roteiros/gastronomicas/festas-juninas-nordeste/



Clique Aqui para voltar.

Parceiros


           
           
           
           
           
           
Clique aqui e conheça todas as nossas conveniadas.